Morra a SporTV, morra! Pim!

A SporTV, uma máquina de fazer dinheiro, com cerca de meio milhão de assinantes, pertence ao mesmo senhor que comprou, por algumas centenas de milhões de euros, o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias, o 24 Horas, a TSF, e mais umas revistas. Este senhor adquiriu os direitos de exibição pública dos jogos do Mundial de Futebol de 2006. E agora quer proibir que esses jogos sejam transmitidos em grandes écrans, em praças públicas, nos centros da cidade, no coreto da vila, no salão paroquial da aldeia. Abre uma excepção para bares e restaurantes. Esses, podem deixar os seus clientes ver as emissões da SporTV. Obrigado SporTV! Obrigado, Joaquim Oliveira!

Joaquim Oliveira, que viveu do futebol durante muitos anos, quer matar a festa do futebol. Quer fechar os gritos de alegria, em cada golo do Ronaldo, numa sala de 12 metros quadrados, na Reboleira. Quer esganar os uivos de dor, por cada bola que beijar as malhas da nossa baliza, num pequeno café do Barreiro. Joaquim Oliveira conta as notas, soma os milhões, acumula euros, amontoa dinheiro, enrola moedas e, ao mesmo tempo, vai fazendo força no pé, atravessado na garganta do adepto, vai-lhe cortando o ar, tirando o pio, roubando a vida.

Joaquim Oliveira quer matar a nossa alegria, as nossas tardes de Verão, abraçados ao estranho que nunca vimos mas aconteceu estar ali ao lado quando o Figo marcou. Joaquim Oliveira quer banir da memória os bandos de jovens pintados de verde, vermelho e amarelo, os saltos ritmados e loucos, os corpos suados e as gargantas secas, o entusiasmo de se estar vivo e ver jogar Cristiano Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho num mesmo campeonato, perca quem perder, ganhe quem ganhar. Joaquim Oliveira quer as praças deste país desertas e silenciosas, feitas de pedra e não de gente, como se a morte tivesse saído à rua.

Eu não quero! Eu quero a Joana de Cascais, a Célia de Oeiras, a Cátia da Brandoa, o Iuri da Amadora, o Semedo da Damaia, o Manuel do Porto, o Júlio do Algarve, o Alberto João da Madeira – sim, o Alberto João, também!! – nas ruas, a cantar e a dançar, enquanto houver razões e esperança para isso, a chorar se for essa a nossa sina. Eu quero vida e futebol, fintas e talento, cor e gente, povo e gritos, bandeiras e nervos à flor da pele, quero ser abraçado e abraçar antes de cada maldito penalti, quero punhos erguidos por cada golo, um urro gigantesco, um grito de guerra vindo de cá do fundo, de todos nós, da gente toda e inteira, deste País, desta Nação, por cada tiraço que raspar a barra.

Eu quero estar em festa, pá, este Verão, e quero sair à rua porque a festa não se faz sózinho. Quero fazer a festa na rua, dê por onde der, aconteça o que acontecer, haja ou não alguém que conta as notas, uma a uma, que as dobra e arruma, que as cheira e apalpa e que vive disso e para isso, esquecendo que há vida para além do dinheiro e que onde há mais vida é neste futebol que se aproxima, nesta onda que já se atravessa na garganta de todos nós, que nos tolhe, que nos ata o estômago, que nos aperta o coração, que nos enche de vida, que nos traz lágrimas aos olhos, que enche de esperança quem viu Eusébio chorar, há 40 anos, caído perante a pérfida Albion!

Morra a SporTV, morra! Pim!

A SporTV é o escarneo do futebol!

Se a SporTV é portugueza eu quero ser hespanhol!

===========================================

Lê e divulga! O futebol quando nasce é para todos! 

13 Responses to Morra a SporTV, morra! Pim!

  1. Dalila diz:

    Adorei a ligação com o Manifesto Anti-Dantas!
    Espero que, pelo menos, nos restaurantes possam passar os jogos (o meu pai tem um e dava um certo jeito para o negócio)!
    Aliás, eu não podia deixar de comentar este teu post. Primeiro porque foi um pedido teu (é de valor) e depois porque até falas dessa (minha) bela localidade: a Damaia =P
    Também foi uma surpresa “ver-me” nos blogs amigos.
    Ah! Temos de conversar o Prós e Contras do outro dia, viste? Provavelmente até escreveste aqui sobre isso, mas agora não tenho tempo de ir procurar… mas gostava de saber a tua opinião.
    O beijo

  2. M diz:

    Ainda bem que vem arregimentar as massas. O que a sportv fez é uma infamia

  3. Francis diz:

    Meu caro, eu ainda não sei porque razão pago para ter um canal que dá os jogos que todos vão ver de borla seja na sala da próquia, no ecran gigante, ou na esplanada. Mas adiante. Creio que o futebol não é um bem de primeira necessidade para ter de ser dado de borla, até porque os jogos de Portugal serão transmitidos pela SIC e esses todos poderão ver em sua casa, no café ou onde bem entendam. Finalmente gostava de o informar que o comunicado da SportTV apenas se deve ao contrato de exclusividade que a FIFA obrigou a que fosse assinado pelas empresas que ficaram com os direitos televisivos em cada país. Naturalmente a SportTV não vai perseguir ninguém, mas tem de fazer crer a FIFA que evitou ao máximo a difusão pública dos jogos.
    Não chame mais nomes ao Joaquim Oliveira, porque neste caso o homem não os merece.
    abraço

  4. elegantíssimo este template do wordpress! parabéns!

    não me lembrava que era esse sacana o dono da sportv… isso explica muito desta atitude. muito mesmo!

  5. Luar diz:

    Tanta verve merece, no mínimo, a nossa presença na final, caro Máquina Zero!

  6. Che diz:

    bouas!!
    Ora, isto é tudo muito bonito..
    isto da Sport Tv era matá-los assim de forma lenta enquanto os obrigavamos a ver o programa do Goucha na tvi…
    É que eu ja tinha tudo planeado..
    Grupo de amigos…latas de cerveja…tremoços…cachecois…cerveja…tremoços…cerveja…e golos de portugal….tudo isto em plena Ribeira!!
    mas se eles querem que eu pague para ver…ok…
    eu ja encomendei a parabólica pirata.
    Assim pago, e vejo em casa com amigos, cerveja e tremoços… :p

  7. Dalila diz:

    O amigo não perdoa…
    Sim podia argumentar que tinha sido pensado para gozar com o “mal” do que é dito.
    Mas não, foi mesmo falha minha.
    Obrigada pela correcção…

    Já tenho saudade de um elogiozito, até já andava a ficar bom nisso =)

  8. […] Parece que a SporTV se arrependeu da proibição inicial de transmissões públicas do Mundial. Ainda bem. Percebo que o Joaquim Oliveira tenha emendado a mão, depois dos conselhos que lhe deram. Percebo as razões que levaram essas pessoas a dar-lhe esses conselhos. Percebo muita coisa. Só não percebo porque é que o Governo, através da Administração da RTP1, vendeu os 50 por cento que detinha na SporTV. Alguém vende uma galinha que põe ovos de ouro? […]

  9. globetrotter diz:

    …e quem não sabe do que fala, mais valia etar calado!

  10. Caro globetrotter, o seu comentário é demasiado críptico.

  11. guida diz:

    quando vao calar os cadaveres falantes- sentados num sofa em lx gritam veja c atencao repar quem e esta gente que ainda a pouco tava das bopdas da mae. jose marinho ,miguel disparates rui valhau etc etc eu pago so sei com que sacrificios porra…

  12. carlos diz:

    perfeitamente apoiado!!!

    antes de haver sporttv havia em media 3 jogos por semana em canais de sinal aberto. desde que apareceu a sporttv que ha um jogo em sinal aberto por semana. sendo eu um adepto do Benfica so posso ver um jogo do meu clube , em casa, de 3 em 3 semanas, em media.
    se fosse adepto dum outro clube que nao um dos 3 grandes entao quase nao veria a minha equipa. pelo menos sem sair de casa ou sem pagar. vou mas é ver como andam essas coisas das parabólicas que isto de pagar pra ver a Bola nao da com nada!!!
    parabens pelo post

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: