Cidadãos-médicos

Com a difusão da Internet, surgiu uma nova classe profissional: os cidadãos-médicos. Caracterizam-se por terem umas noções superficiais de Saúde, desenvolverem teorias originais, sem fundamento e clamarem o direito a prescrever medicamentos e realizar intervenções cirúrgicas, tal como os licenciados em Medicina. Os melhores exemplos encontram-se no Governo sul-africano, que proíbe a utilização de medicamentos retro-virais de combate à SIDA, por considerar que o vírus HIV não existe – conclusão resultante da opinião dos tais cidadão-médicos, nos quais se inclui o próprio presidente sul-africano Thabo M'beki.

Este é o mais recente produto do desvario de alguns mentecaptos utilizadores da Internet. A moda começou há cerca de um ano, quando alguns desses lunáticos avançaram com a ideia do cidadão-jornalista. Em termos resumidos, o cidadão-jornalista era qualquer cidadão que dominasse a tecnologia de acesso à Internet e soubesse escrever e ler. A partir daí, bastava que o mesmo indivíduo procedesse à divulgação de alguma informação – coisa difusa, difícil de distinguir da opinião, por exemplo – para que fosse considerado um jornalista. Mais exactamente, um cidadão-jornalista.
Pouco tempo depois, surgiram uma série de novas profissões: os cidadãos-engenheiros, os cidadãos-arquitectos, os cidadãos-cientistas-nucleares, os cidadãos-sociólogos, e, por fim, os cidadãos-médicos. Não há ainda notícia de qualquer incauto que tenha aceite ser operado por um cidadão-médico, mas há relatos de diversas mortes provocadas por tratamentos de doenças graves com produtos alegadamente miraculosos desenvolvidos por cidadãos-cientistas e aplicados por cidadãos-médicos. No entanto, estas notícias foram consideradas falsas pela maioria dos cidadãos-jornalistas que agora dominam a quase totalidade das direcções editoriais dos órgãos de Comunicação Social.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: