Última leitura edificante – jornal Público

Com honras de capa no suplemento Y, o panfleto de esquerda mais bem disfarçado de jornal anuncia a música do futuro. Como não podia deixar de ser, é um lamber de botas a qualquer coisa que não é branca nem ocidental. Um tal Vitor Belanciano, feito profeta da sarjeta e da escória, revela ao mundo a existência do Kuduro. Claro que é num "espaço de cumplicidades" que o Belanciano encontra praticantes de "uma das músicas de dança mais ouvidas em Lisboa". E descreve uma das suas actuações. A páginas tantas, um dos "artistas" (???) grita, ao microfone: "Caralho! Endireita esses colhões". E o Belanciano escreve-o, com todas as letras. Isto, meus caros leitores, "é Kuduro – liberdade total de expressão", justifica Conductor, um dos tais "artistas", citado pelo Belanciano. E deixemos o artista explicar-se: "É normal aparecerem pelo meio uns 'porra ou umas 'caralhadas'. São sons. Sons normais"

Permitam-me discordar. Talvez o Vítor Belanciano e o Conductor estejam habituados a ouvir plavras como "caralho" e "colhões" à mesa, ditas pelo pai ou pela mãe. Talvez ambos achem que aceitar ester termos como "sons normais" faz parte da "validação de linguagens urbanas". E ambos estejam decididos a apanhar esta "nova energia que anda no ar", como escreve o Vítor Belanciano. Eu, cá por mim, não me lembro de ter ouvido nenhuma daquelas palavras ao meu pai e à minha mãe. Quanto a validar estas tais "linguagens urbanas", acho que o estrume é bom, mas nas hortas. E estou quase certo de que a família do jornalista Vitor Belanciano, que tão alegremente elogia gente reles e sem educação, é capaz de achar o mesmo que eu. 

One Response to Última leitura edificante – jornal Público

  1. Familiar de vitor belanciano diz:

    Pois olha, estás errado… Não digo nem escrevo palavrões, mas sou suficientemente plástica para perceber o contexto e a explicação dados pelos músicos ao jornalista…

Deixe uma Resposta

