O fim de O Independente – Antes a morte que tal sorte

Um dos accionistas minoritários d’O Independente, Luiz Montes, que se tornou conhecido há uns anos por ser genro de Cavaco Silva, lamentou, em declarações ao Público, o encerramento do semanário: “”É pena que o jornal feche. Há espaço para um semanário um pouco mais à esquerda porque o Expresso e o Sol são vincadamente de direita e O Independente podia vir a assumir esse papel. Mas entendo que seja muito difícil sobreviver fora de um grupo”.

Credo, cruz, santíssimo! T’arrenego, mafarrico! Ora imagine-se esta! Um jornal com os pergaminhos d’O Independente, a ocupar um espaço à Esquerda do Expresso e do Sol! Se calhar, de cariz social-democrata! Um dia destes, a tecer elogios ao Socialismo! “Better dead than red!” E que descanse em paz. Cumpriu a sua missão, agitou o País e a Imprensa, criou estilos, lançou “opinion-makers”, revelou ideias e pessoas a um Portugal ainda muito cinzento, em anos que já lá vão.

11 Responses to O fim de O Independente – Antes a morte que tal sorte

  1. Ana diz:

    Confesso, não sou leitora do Independente… É nesse que a filha da Cinha Jardim escreve uma coluna? Se for, está tudo dito…

    Eu não concordo que haja jornais de esquerda ou de direita. O jornalismo não tem de ser imparcial?

  2. cristina diz:

    digam o que disserem, o jornalismo não pode ficar a rir-se! É mais um que morre, um ano e pouco depois de dois terem desaparecido! Lamento, mesmo.

  3. Ana: Não, o jornalismo não tem que ser imparcial, tem quer isento. São conceitos diferentes. Imparciais, só os deuses. Querer que o jornalismo seja imparcial é pretender transformá-lo numa coisa neutra, sem opinião, sem valores, sem ética nem moral. Por isso é que a imprensa inglesa tem uma tradição (entre outras) que é declarar explicitamente a orientação política dos jornais e a sua posição, quando se está perante questões que cruzam áreas partidárias.
    Diga-me lá: você acha que o Publico é de Direita? Não, claro que o Publico é um jornal de Esquerda. MAs vá lá ver o Estatuto Editorial. Nada diz sobre orientação política do jornal. E haverá alguém que diga que o Público não é de Esquerda?

  4. carlos diz:

    Eu digo. O Público é um jornal à imagem dos óculos do seu director: conservador e chato. Curioso é o facto do discurso desempoeirado do Independente ter um cariz de direita enquanto o hornal que o inspirou (o Liberation) é claramente de esquerda. Este ainda não acabou…

  5. João M diz:

    Só posso congratular-me por esse pasquim ter desaparecido de vez. Espero honestamente, a bem da saúde pública que outros conheçam idêntico destino.

    A floresta agradece também, afinal triste destino tiveram tantas árvores ao terem prolongado a vida dessa publicação abjecta e terrorista.

  6. Ana diz:

    Mas se o jornal afirmar a sua vertente política, vai-se cingir a isso. Tal como aconteceu na RTP, quando não transmitiram inteiramente a polémica do Sampaio em Canas de Senhorim. Quando um meio de comunicação social assume isso, tem de assumir isso até às últimas coincidências, que passam pela ‘censura’ dos partidos políticos.

    Tudo isso pode ser possível noutros países, mas aqui não. Jornalismo imparcial e independente de politiquices, aí digo: SIM!

  7. franz diz:

    Vai desaparecer? Hoooo. E agora onde me informo aquando das eleições? será que o Isaltino a Fatima a Chinha a Bábá e o Cácá vão lá estar?

  8. DLM diz:

    É pena. Foi jornalismo de referencia

  9. Resumindo, à excepção do boca-de-esgoto do costume, o João M. super-herói do supernojinho, todos acordam em que o desaparecimento de uma publicação, seja ela qual for, é mau para uma imprensa pluralista, onde se misturam e esbatem as margens ideológicas esquerda / direita.

    A bem da saúde pública, era bom que o João M. administrasse criolina e lixívia no músculo a vapor que é o seu cérebro ervilha, sempre a emitir um pensamento basaroco, para não dizer cromo.

  10. Caramba! O Joaquim Santos consegue escrever prosa quase tão má como a sua poesia!

  11. Ó geringonça zero, inova. Vira o disco!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: