Benza-a Deus!

No Diário de Notícias de 6ª feira, dia 15 de Setembro, a jornalista Fernanda Câncio, que também é a f. do Glória Fácil, indigna-se pelo facto de o primeiro-ministro se ter benzido, numa cerimónia religiosa pública. Deixemos de lado o frenesim com que o espécimen referenciado – uma jornalista de causas – abocanha tudo o que se pareça com a normalidade. Acho que a Fernanda Câncio devia colocar uma nota de rodapé nos artigos que assina, como fazem os jornalistas de Economia, quando escrevem sobre uma empresa de que possuem acções. Ou outros jornalistas, de uma forma geral, quando viajam com as despesas pagas por empresas, mecenas ou Governo. No caso, a senhora devia lembrar que é a namorada do primeiro-ministro. Se ainda for. Ou que já não é, se já não fôr. Ideal, seria deixar-se de patetices destas, evitando escrever sobre a pessoa com quem tem (ou teve…) uma relação amorosa. Ridículo, patético e embaraçoso. Para ambos.

7 Responses to Benza-a Deus!

  1. Ana diz:

    Acho que não tem nada a ver… o facto de a senhora ser namorada do PM não deve ser razão para ela não falar nele. Assim, os jornalistas com preferências clubísticas não deviam fazer notícias sobre os seus clubes. Estou certa ou estou errada?

    Quanto ao facto de ele se ter benzido, qual é o problema? A Igreja está claramente separada do Estado. Mas não se pode impedir que os nossos governantes sejam religiosos. Aliás, da maneira como o país está, acho bem que ele reze, e muito!

  2. Minha cara Ana: por algum razão familiares directos estão proibidos de testemunhar em tribunal. Quando há concursos para contratação de pessoal ou promoção, na Funçõ Pública, manda a lei que os membros do júri não possam decidir em relação a candidatos que sejam seus familiares. E não são os únicos exemplos. Nunca vi um jornalista fazer uma notícia sobre o seu pai, a empresa do seu pai, a carreira artistica do seu filho e por aí adiante. Mantennho a crítica que fiz à Fernanda Câncio.
    Quanto ao facto de o Primeiro-Ministro se benzer em público, no exercício das suas funções, nem comento. O raciocício da namorada do Primeiro-Ministro é tão absurdo, politicamente correcto e extremista que, se fosse comigo, trocava-a por outra…

  3. Ana diz:

    Acho que estamos a falar de coisas completamente diferentes.

    “Quando há concursos para contratação de pessoal ou promoção, na Funçõ Pública, manda a lei que os membros do júri não possam decidir em relação a candidatos que sejam seus familiares” —> neste caso, o que está em causa é um familiar dar ali uma cunha para colocar um parente na função pública. Eu não li a notícia em causa, mas pelo que o Máquina diz, a jornalista não mexeu ali nenhum cordelinho em prol do namorado. Pelo contrário, ela indigna-se pelo facto de o senhor se ter benzido. Neste caso, não se trata de uma decisão sobre nada, mas sim relatar um facto e dar a opinião sobre o assunto.

  4. E relatar um facto, dar opinião, é nada decidir? Com que fundamento decidem os cidadãos, quando são chamados a votar? Quem os influencia? As notícias e artigos de jornais, aescritas por jornalistas e as colunas de opinião…

  5. Orlando diz:

    Se fosse o jornalista (homem) a criticar a política (mulher), a opinião da Ana seria diferente. Eu, num caso e noutro, dou razão ao Máquina. Antes de se colocar a probidade de possível uma questão jurídica, é uma questão de ética. Aquilo falta; ética; moral; nível; etc.

  6. Obrigado. Sem concordar consigo em tudo, sou leitor fiel do seu blogue

  7. Ricardo diz:

    Gostei muito da resposta da ANA, pode juntar-se à longa fila de gente que não sabe o significado de analogia…

    Cara Ana Analogia é : uma comparação entre 2 coisas em que as semelhanças não estão nas coisas mas em atributos que lhe são semelhantes.

    Sua resposta foi tipica de politico o maqzero fez uma analogia e voce fez uma análise das coisas em comparação ao invés de discutir o(s) atributo em causa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: