Turquia fora da Europa, já!

turkishwomen.jpg

Que diabo viriam para aqui fazer 7o milhões de muçulmanos? E porque não aceitar a candidatura das Ilhas Salomão ou da Papua Nova-Guiné? Estão tão próximos da identidade europeia como os turcos. Razão tem o Letras com Garfos, de onde pilhei esta notícia: dois cristãos estão a ser julgados, na Turquia, por ofensas à nação turca e ao islamismo. E é bom lembrar que a Turquia, no século XIX, tinha 30 por cento de cristãos. Reduzidos a menos de um por cento, hoje, através de massacres, perseguições e chacinas. E é bom não esquecer que os não muçulmanos, na Turquia, como salientou uma reportagem da BBC, não podem adquirir terrenos para construir casas de culto – igrejas, claro. O governo turco não autoriza. Ainda bem que a questão de Chipre existe. Enterra-se mais cedo a candidatura das hordas que já estiveram às portas de Viena.

5 Responses to Turquia fora da Europa, já!

  1. Areg diz:

    o chipre devia ser da Grecia, assim como Istambul que foi roubado à Grecia
    Deviamos conquistar esses territorios novamente e assim os turcos ja nao ficavam em solo europeu, limitavam-se a ficar na peninsula deles.

    turcos po caralho, pa puta k os pariu

  2. Meu acro Areg, agradeço qeu não sejam utilizados palavrões, neste blogue. Obrigado.

  3. Caro Areg, embora compreenda e até partilhe da mesma íntima aspiração, porém, a verdade é que temos de nos concentrar naquilo que é essencial e exequível, deixando de lado desejos de qualquer indole. Há quem viva agrilhoado em lutas anacrónicas como é a questão de Olivença, mas tais lutas não contribuem em nada para a preservação e perpetuação da nossa especificidade bio-cultural, esta sim a essência do nosso combate.

  4. Já agora Areg, sem pretensiosismo algum, peço-lhe para que não escreva dessa forma, já que a luta pela preservação da nossa identidade também passa pelo respeito pela nossa língua e escrita.

  5. João diz:

    As coisas não se podem generalizar desse modo, é incrível como é que existem pessoas que pensam que os turcos são todos iguais, que os muçulmanos são todos assassinos, etc. É de esperar que num país civilizado como o nosso exista algum esclarecimento e racionalidade, coisa que não estou a ver em qualquer um destes comentários. Já tive na Turquia e conheci pessoas bem simpáticas e honestas. Serem diferentes não quer dizer que sejam piores. A verdade é que as pessoas não encontram razões para os seus insucessos e frustrações e que depois toca a descarregar nos outros. Não estou a dizer que eles são uns santos, longe disso, alias no que toca a fundamentalistas são uns autenticos assassinos. Mas, tal como em Portugal existem pedófilos, tal como em Espanha existe a ETA, nos EUA outros tantos na Turquia existem os fundamentalistas. Resume-se a isto, o mal não pode totalmente ser erradicado e está em todas as civilizações, religiões, sociedades, etc no entanto, isso não significa nem nunca irá significar que o bem exista, nem que seja pelo menos em algumas pessoas dessas sociedades. TAmbém não sei se estou totalmente de acordo em relação à entrada da Turquia, maqs a verdade é que eles têm feito algum esforço nesse sentido: aboliram a pena de morte, deixaram de atirar a matar na fronteira com o Chipre (agora existe “apenas” o arame farpado), etc. A única coisa que é constante neste mundo é a própria mudança, resta-nos acreditar que essa mudança será para melhor. Imaginem à 100 anos atrás, a quantidade de problemas que existiam (por exemplo a 1ª e 2ª Guerra Mundial) e que, actualmente, perderam a importância, existindo agora uma relação muito mais profunda e pacífica.

    Não sei se valeu a pena estar para aqui a escrever, mas lembrem-se que, sendo tão fundamentalistas quanto aqueles que querem oprimir, só vai dar origem a mais fundamentalismo e, no final, serão tão “cegos” quanto eles, e, por isso, despojados de qualquer razão que, porventura, pudessem ter.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: