Distorcer informação – O Diário de Notícias e os dados da APCT

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DN regista aumento nas vendas de 11,6 %“, alardeia o título da notícia. Na entrada, já se corrige um pouco: “Os números da APCT mostram que o DN aumentou as suas vendas, no último trimestre, em 11,6 %. Mas os dados mostram que o sector dos diários generalistas continua problemático. ‘Expresso’ aguentou primeiro embate com o ‘Sol’, que arrancou acima dos cem mil exemplares”. De notar que esta entrada está apenas na edição impressa e não foi reproduzida na edição online.

A notícia real está apenas a meio do texto: O DN diminuiu as suas vendas em 6,8%, nos primeiros nove meses do corrente ano, de acordo com os dados divulgados pela Associação Portuguesa de Controle de Tiragens. Se a jornalista Sónia Correia dos Santos levasse esta original forma de organizar os factos até ao limite, poderia pegar num dos dias em que o jornal tivesse atingido o pico de vendas, fazer as contas e declarar que o DN aumentou as suas vendas em 20 %, nos três primeiros dias dias de Setembro de 2006, quando comparados com três quaisquer dias em que o jornal desceu abaixo da fasquia de 30 mil exemplares diários, como garante o Público, hoje.

Lamentável. E ainda anda para lá um patusco que se diz Provedor dos Leitores! Será que ele se apercebe, caso leia a notícia em questão, que a subida de vendas coincide com o início da distribuição das moedas com figuras da História de Portugal e dos DVD’s Muzzi, com lições de línguas estrangeiras para crianças?

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