O Grande Desastre Chinês

Um aviso para os entusiastas do Oriente

xiamenchina.jpg

A China está na moda. Especialistas feitos à pressa enchem páginas de jornais com as virtude de uma economia onde é difícil encontrar um único dado estatístico que não seja falsificado. Aprisionados numa fuga para a frente, obrigados a criar empregos sem parar, os dirigentes chineses aceleram um comboio que vai em direcção a uma parede. Will Hutton, no seu livro “Writing on the Wall: China and the West in the 21st Century”, explica a verdadeira realidade por detrás da propaganda. Na imagem, o habitual engarrafamento no centro da cidade costeira de Xiamen, com 1,3 milhões de habitantes. Um retrato muito parecido ao da Índia, outra das economias que promete mais do que irá conseguir dar. Neste caso, um país com uma boa rede de auto-estradas, onde é difícil circular por causa das vacas que por ali deambulam ou dormem…

2 Responses to O Grande Desastre Chinês

  1. Jaï bettancourt de carvalho diz:

    Para falar de um paìs mais perto de nos, a Espanã, penso exatamente a mesma coisa !

    A prazo o dezenvolvimento espanõl vai ter um custo muito grande, em termos de meio ambiante catastrofico, polição, e falta pouco para que esse paìs fique completament engarrafado, paralizado pelos a quantidade fora de norma dos camiões que ali vão nas estradas, completamente absurdo !

    E sò traversar Castilla de la Mancha para ver a que ponto essa terra està desfigurada !

  2. Vera diz:

    Este é aquele tipo de puto rasca que acha que ofende um país com quase 900 anos, um povo (lusitâno) que já cá anda desde antes de Cristo, uma nação que já foi um império, com HISTÓRIA, com meia dúzia de mentiras provocadoras….:) Por favor rapaz, vai para a escola.. O Lula não te obriga?OH…mas devia, mas devia…:)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: