Atenção: contém cenas eventualmente chocantes!!!

Uma ode à Gi, de Fernanda Câncio

‘querida gi: Pronto. Passou um ano. Já não me lembro bem das primeiras notícias. Confusas. Havia um homem num poço num prédio abandonado. Um travesti. Um sem abrigo. Um toxicodependente. Um brasileiro. (…) Depois eras prostituta e ex “rainha da noite transgender”, tinhas HIV e hepatite C, foras afinal uma mulher bonita, um sorriso rasgado nos vestidos de star e na cabeleira longa, loira, ruiva, morena. (…) Veio a autópsia e a descrição das queimaduras, dos indícios de violação anal com pedaços de madeira, do teu estado de sida terminal (tinhas fugido de um centro de tratamento onde a Abraço te tinha internado), do facto de teres morrido afogada e “não em consequência das agressões” que te foram inflingidas. (…) E trato-te por querida, Gi, porque me apetece. (…) tu que tinhas vindo de São Paulo para a Europa para cumprir os teus sonhos, tu que tinhas vivido em Paris e encantado plateias e arrebatado corações, tu que eras tu, única e irrepetível. Desculpa, Gi. Não ter havido um milagre. Ou pelo menos uma pietá para te descer da cruz e te segurar na cabeça. Alguém a gritar justiça por ti à porta do tribunal, quando eles saíram e espetaram o dedo, de tão arrependidos. Desculpa tanta desculpa.’

De ir às lágrimas, este texto da jornalista Fernanda Câncio, de que citamos algumas passagens (O texto integral está aqui). O apreço pelo esgoto, pelas mais baixas e degradantes formas de vida, é uma marca registada da f., no blogue Glória Fácil. Mas dislates destes também enchem o espaço que lhe dão, enquanto jornalista do Diário de Notícias. Não admira que o matutino ande com as vendas tão em baixo que o patrão Joaquim Oliveira teve que correr com a direcção toda. Não me lembro é de ver palavras tão emocionadas, vindas da f., sobre crianças violadas ou assassinadas. Pois é.

7 Responses to Atenção: contém cenas eventualmente chocantes!!!

  1. The Studio diz:

    Acho uma injustiça que a Gisberta não esteja na final do concurso do Maior Português de Sempre. Está convertida num verdadeiro ícone nacional, não tarda ainda terá direito a estátua.

  2. De acordo. E se calhar vou abrir uma subscrição pública para ser erigido um busto à Gisberta. Ao lado do busto do Pedro Tadeu….

  3. Ringthane diz:

    A Cância sinceramente deve estar ébria de um certo sentimento de impunidade. O Marcelino está bem lixado…

  4. Monique Evans diz:

    É grande repórter do DN, respeitinho, lol, e tem um blog, lol, até dizem que namorava com o pm, lol, dá-se com a malta certa, lol. não acham talentosa a escrita? as cabeças pensantes (?) lá do dn devem achar que sim, ao contrário dos leitores que deixaram de comprar o jornal. e, depois, admirem-se. prontos, como diria a estrela.

  5. Tiago Silva diz:

    Desculpe lá, oh Ringthane, mas o Marcelino não tem poder suficiente para afastar a moça. Pagava para ver, oh ai se pagava!

  6. AnaKat diz:

    Nao sei se percebi bem mas pareceu me que estava a “minimizar” o facto de a Gi ser transexual ou travesti ou la o que era.E sinceramente nao percebi a ideia.Por ser transexual ja nao é crime?foi bem feito?não se trata de “apreço” pelas mais degradantes formas de vida.Trata se de RESPEITO por todas as pessoas independentemente das suas opçoes.E o que choca neste caso nao é o crime em si.Porque violaçoes e homicidios acontecem todos os dias.O que choca é o motivo por que esse crime foi cometido.E neste caso o motivo é tao estupido, tao inacreditavel que ate mete dó.Sim quem mete dó nao sao as “degradantes formas de vida”, sao as pessoas que acham que têm o direito de fazer uma coisa destas. Não percebo como nos tempos que correm podem ainda haver pessoas com uma mentalidade tao mesquinha, preconceituosa e cruel.

  7. Camões diz:

    Ai, esta ilustre praia Lusitana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: