Brigada Mista Independente vai para Lisboa (*)

Combate ao crime reforçado com unidade militar

bmi_santamargaridapeq.jpg

Parte substancial da Brigada Mista Independente, uma unidade militar de elite com cerca de três mil homens, estacionada em Santa Margarida, poderá ser deslocada para Lisboa, a fim de auxiliar a PSP, GNR e PJ, nas operações policiais nos chamados “bairros difíceis”, como a Bela Vista, em Setúbal ou o Bairro da Torre. A crescente dificuldade das unidades policiais, mesmo reforçadas com o Corpo de Intervenção e o GOE (Grupo de Operações Especiais, unidade anti-terrorista), em penetrar nesses bairros, justificará o recurso a unidades militares com maior poder de fogo e dotadas de carros de combate e viaturas de transporte blindadas.

De recordar que, na mais recente destas operações, no Bairro Bela Vista, em Setúbal, a polícia teve que mobilizar 250 agentes, incluindo unidades de intervenção dos GOE, devido ao risco de retaliação tanto dos elementos criminosos procurados como da população em geral, constituída maioritariamente por imigrantes e membros de minorias étnicas. Noutra operação, efectuada em Maio de 2006, no Bairro da Torre, nos arredores de Lisboa, a polícia teve que reunir efectivos correspondentes aos de um batalhão (rondando os 600 homens) para conseguir entrar naquele bairro.

(*) – Esta notícia é ficção. Por enquanto!

2 Responses to Brigada Mista Independente vai para Lisboa (*)

  1. Mário Lopes diz:

    Moro muito perto do bairro da Bela Vista, e, reconheço que, aquilo está um caos.
    Se for encomendada uma pizza (por exemplo), as pessoas terão de ir levantá-la à esquadra da polícia, pois os estafetas ficaram fartos de ser assaltados.
    Os táxis apenas circundam o bairro, porque se lá entrarem, correm o risco de serem apedrejados…
    Se bem que já lá entrei uma dúzia de vezes, e nunca tive qualquer problema. Numa das situações, até andei com um polícia a perseguir duas mulheres de etnia cigana, que, tinham roubado artigos da loja de um familiar, e as pessoas deram-me indicações de onde as poderia encontrar. Mas, ao que parece, quando a noite cai, a Bela Vista torna-se num dos mais violentos “ghetto’s” do país.

  2. […] que a Brigada Mista Independente, uma unidade altamente operacional do Exército Português, iria sair de Santa Margarida para ser colocada em Lisboa, a fim de colaborar com as autoridades policiais na vigilância e controle dos “bairros […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: