Líder da Frente Nacional ficou em prisão preventiva

Mário Machado suspeito de crime de discriminação racial

kanimambo1.jpg  mmachado.jpg

Dos 10 elementos alegadamente conotados com movimentos de extrema-direita, detidos na quarta-feira pela Polícia Judiciária, três ficaram em prisão domiciliária e os restantes seis estão obrigados a apresentações periódicas na PSP. General D (*), o raper de origem moçambicana, autor e intérprete de uma música onde se pode ouvir o refrão “pula (branco) mete nojo” e de “PortuKKKal é um erro”, continua em liberdade.

(*) Excertos da entrevista do General D ao Independente (17/6/94)

“(…) Há muita gente que eu conheço que se reúne para ir atacar os “pulas” (os brancos). É a expressão máxima de um sentimento de revolta que está no interior de muitos negros: os negros sentem-se marginalizados na escola, ao trabalho, na sociedade em geral. (…) Mas a verdade é que os brancos não sabem ao certo porque que os jovens negros atacam ‘pulas ‘ nas ruas ou em estações de comboios; não têm autoridade para falarem no assunto porque não sabem o que é viver num bairro de lata. (…) Eu não sou pelo pacifismo. Só quando houver uma consciência colectiva entre os irmãos africanos é que será possível mudar o estado das coisas. Eu, por mim, tento desmistificar aquilo a que chamo a história branca – a versão branca das coisas. Tento impor um coração negro e reivindicativo, sem problemas de falar. (…) Mas nós temos de sair desta situação passiva em que temos estado e começar a exigir direitos políticos, económicos e sociais que actualmente, para os negros, não têm grande expressão.”

43 Responses to Líder da Frente Nacional ficou em prisão preventiva

  1. Stran diz:

    Não percebo como é que no mesmo post juntas um rapper (que, não pondo em causa o que escreveste, teve uma mensagem com conteudo racista) com um racista que teve a cobardia de matar um ser humano, com mais um bando de anormais, em pleno bairro alto à pancada. Podes defender o nacionalismo, mas isto é muito baixo!

  2. Anónimo diz:

    Quem são mais fascistas? Aqueles que defendem abertamente o fascismo ou aqueles que criam as condições para o fascismo reaparecer? Se os governos optarem por reprimir em vez de fazerem um exame de consciência e mudar as causas acabarão por encontrar aquilo que tentam evitar.

    As causas de tudo isto encontram-se na imigração maciça e descontrolada. Fechar os olhos não adianta nada.

    As complacências de hoje serão as guerras civis de amanhã.

    Os problemas não serão arranjados com o silêncio forçado.

    Não à imigração maciça!

  3. Stran diz:

    Quem está fora da lei deve ser levado à justiça

  4. Meu caro Stran, já que não percebes, eu explico: as leis devem ser abstractas e universais. Isto significa, no primeiro caso, que uma lei não pode ser feita para se aplicar a um caso concreto, mas sim a todos os casos que preencham os requisitos nela previstos. No segundo caso, significa que a mesma lei tem quer aplicada a todas as pessoas que sejam responsáveis pela prática dos actos que configurem os requisitos dessa mesma lei. Dizer que os brancos metem nojo ou que os pretos metem nojo, à face da lei portuguesa, é um crime de racismo. Ser tolerante para o racismo de uma cor, é um péssimo princípio. Não deve haver tolerância para qualquer tipo de racismo, seja qual for a sua cor.

  5. Stran diz:

    Como ves pelo meu post, nada disse contra os princípios que enunciaste. Só a comparação é que foi a meu ver muito infeliz.

  6. Vera diz:

    Mas o MM não foi detido, desta vez, por ter participado no homicídio de alguém. Foi detido por incitação ao ódio racial, por exprimir ideias racistas. Porém, o tipo do comentário de baixo, támbém o vez, no entanto, não foi detido. É aí que se quer chegar. O mesmo crime, duas reacções.

  7. Stran diz:

    Não foi só por incitação ao ódio racial!

  8. wildfaun diz:

    Stran foi uma «mega operação de combate à discriminação racial». patético!

    Além disso não foram detidos só skins, foram detidas pessoas cultas, inteligentes e pacíficas, cujo crime é defender a sua identidade.

    Mas pronto, o povo quer é comemorar o 25 de abril e beber tintol.

  9. wildfaun diz:

    maquinazero, envia esse texto ao ACIME, ao SOS Racismo e à PSP ou envio eu?

  10. Stran diz:

    Porquê patético?

  11. Stran diz:

    e não me parece que “defender a sua identidade” seja um crime

  12. Vera diz:

    Pois, mas houve pessoas detidas que nada têm a ver com tráfico de droga! Para depois serem libertadas, porque afinal, não eram perigosas…Como disse o wildfaun, apenas defendiam a sua identidade!

  13. Stran diz:

    “Um dos principais visados é Mário Machado, o conhecido activista do movimento skinhead e líder da Frente Nacional. É suspeito de participação em vários actos de violência, entre os quais um ocorrido em Agosto de 2006 – e outro, este ano, à porta do hipermercado Jumbo, na Maia. Outro episódio foi o das ameaças ao comentador político Daniel Oliveira.”

    “Mário Machado, o líder da Frente Nacional e conhecido activista do movimento skinhead, responde, entre vários crimes, por “ameaças e simulação de agressões” a Daniel Oliveira (na foto), ex-assessor do Bloco de Esquerda e comentador político. Conforme explica no seu blogue ‘Arrastão’, em Dezembro do ano passado, foi abordado junto à Assembleia da República por Mário Machado, que ameaçou bater-lhe e arrancar-lhe “a cabeça” se voltasse a escrever sobre ele.”

    http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=239202&idselect=10&idCanal=10&p=200

    Ainda acham que o General D é uma boa comparação ao Mário Machado?

  14. wildfaun diz:

    Stran: Patético por várias razões.

    Primeiro porque um regime que se diz livre e democrático não pode prender pessoas por crimes de pensamento. Nâo gostar de gordos, de pretos ou de batatas fritas é uma posição pessoal e que não pode ter nada a ver com o estado nem a polícia. E isto é uma questão de princípio, porque pessoalmente, não sou racista nem sequer me agradam comportamentos racistas primários.

    Segundo porque houve pessoas que foram detidas que nada têm a ver com a imagem do skinhead violento, aliás nem racistas são! Essas lei contra a discriminação racial são muito bonitas mas na prática só servem para amordaçar quem quer que seja contra a imigração e o multiculturalismo, quer essa pessoa seja racista ou não.

    Terceiro, leio todos os dias nos jornais homicidas, pedófilos e outros criminosos a sairem com “termo de identidade e residência” e vejo uma pessoa a ficar detida por “discriminação racial”

  15. Teixeira diz:

    Para além da óbvia descriminação racial de que os detidos foram (bem) acusados, foram também encontradas várias armas de fogo e propaganda xenófoba e racista. Não entendo o porquê de tanta indignação por ver criminosos a serem detidos. Afinal não é o que os nacionalistas estão sempre a pedir?…

    Independentemente de eu pessoalmente não gostar da música ou das letras do General D, todos concordamos que em casa deste não devem ser encontradas muitas coisas para além de instrumentos musicais. Ora, bem diferente daquilo com que estes skins foram apanhados. Ainda assim, considero que essas músicas deveriam ser alvo de uma investigação.

    Wildfaun, diz que é contra os comportamentos racistas primários. Muito bem. Não justifica é se é contra os comportamentos racistas “elaborados”…

    Vera, defender a identidade é justificação para ter um arsenal de armas em casa?
    Bem sei que para um nacionalista/fascista/nazi essa é a única forma de “comunicar” com o mundo, mas não era necessária tanta protecção da sua parte para canalhas como os que foram detidos.

    Faz-me lembrar uma conversa que tive com a Vera há uns tempos, em que me dizia que não era pela violência e que inclusive era “militante” de movimentos como a causa identitária etc… ora esses movimentos também desfilam alegremente com a frente nacional nas suas manifestações retrógradas e fascistas. Achei interessante a Vera dizer que estes eram diferentes…

    Terá já aprendido a demagogia própria do nacionalismo? Se sim, agora só falta empunhar um bastão de aço.

    Em pleno século XXI não se vê em Portugal mais nenhum partido/ideologia para além da extrema-direita a querer armazenar armas. Por isto nota-se rapidamente que apenas querem participar no dialogo político e democrático…deve ser isso.

    Demagogias…embora a palavra mais correcta talvez seja hipocrisia. Quem sabe as duas?

    O MZ escreve num comentário que “Não deve haver tolerância para qualquer tipo de racismo, seja qual for a sua cor.”

    Aplaudo. Não sei é como devo adjectivar essa frase.

  16. Vera diz:

    Não, Teixeira, desde que iniciei o meu processo de adesão à CI que esta não desfila nem coopera com a frente nacional, nem com o pnr ,nem skins nem nada.
    Não estou a defender o Mário Machado, aliás, nem vou nada à bola com essa pessoa, nem com os “compadres” dele. Porém, nem toda a gente foi detida pelos mesmos crimes que o Machado. Uns foram por supostamente incitarem ao ódio racial, foram a casa deles e levaram-nos com a PJ, para depois lhes revistarem tudo. Isto à frente da família. Para depois, serem liberrtados, porque afinal tinham uns papeis, cadernos, t-shirts, autocolantes..a dizerem que gostavam da sua cultura! Epá, eu pergunto-me se há necessidade de traumatizar um FAMÍLIA, por coisas destas! PAra depois, afinal, saírem em liberdade porque não são perigosos. Mas não detectam isso numa investigação que durava há meses? É preciso este espalhafato todo?
    Algumas das pessoas que foram apanhadas com armas em casa, bastões, por exemplo, tinham-nos como precaução, porque eram ameaçados de morte pelos skinheads ex-amigos. Mas pronto, não deixa de ser incorrecto.
    Quem tinha que ficar preso, ficou, e há-de ir a julgamento e ter uma pena mais que merecida, mas olhe que as organizações anti-racistas bem que podiam denunciar o General D, também por incitar ao ódio racial. Apanhava uns mesitos para ver se acalmava…e o MM apanhava esses mesitos e mais alguns se fosse acusado de mais crimes. Não era justo?

  17. dlm diz:

    Parece que há um racismo mau e um racismo assim-assim, que não é assim tão mau

  18. wildfaun diz:

    Teixeira sou contra racismos primários ou elaborados. Como não tenho no entanto perfil de ditador, não acho que essas opiniões possam ser criminalizadas. Nenhum estado que se diz livre e democrático pode criminalizar opiniões.

  19. piloto diz:

    Acho muito bem se cometeram delitos esta a justiça para os jusgar, e é muito bem feito ao PNR andar com gente desta presa ao rabo, sou nacionalista e sempre disse que certos elementos só denegriam o partido e agora aí estam as consequencias é preciso deixar a ala radical e separa-la da ala politica.

  20. piloto diz:

    Mas no meio disto tambem pode haver presos politicos E ISSO É GRAVE.

  21. Anónimo diz:

    O MP falta ainda actuar contra bloguistas como MZ. Existem aqui amplas provas de incitamento ao ódio racial e religioso.

    É vez de racistas como MZ ficarem presos e serem condenados por violarem as leis deste país.

  22. Diogo diz:

    O peculiar percurso de 2 horas do estudante sul-coreano Cho Seung-Hui na manhã de 16 de Abril de 2007

    1) Matar um homem e uma mulher num alojamento do campus da Virginia Tech. A polícia foi chamada por volta das 7h15 da manhã.

    2) Gravar um vídeo de si próprio.

    3) Transferir o vídeo para o computador.

    4) Gravar o vídeo num DVD.

    5) Embalar o DVD.

    6) Ir aos correios.

    7) Enviar a encomenda para a NBC às 9h01.

    8) Matar mais 30 pessoas no edifício de Engenharia do campus da Virginia Tech, menos de duas horas depois do primeiro tiroteio (portanto antes das 9h15m).

    9) Suicidar-se.

  23. «O MP falta ainda actuar contra bloguistas como MZ. Existem aqui amplas provas de incitamento ao ódio racial e religioso.

    É vez de racistas como MZ ficarem presos e serem condenados por violarem as leis deste país.»

    O que te incomoda vil anónimo neste blog para que o MP actuasse judicialmente contra o mesmo? Ah já sei, és daqueles que DEFENDEM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, MAS APENAS PARA AS OPINIÕES PERMITidAS. Quando leio verborreia esquerdista, sempre hostil à liberdade de expressão, logo, à verdade, vem-me a memória aquela frae que alguém proferiu em tempos: Quando ouço gritarem vivas à liberdade, olho logo em redor para ver quem vai preso!

  24. piloto diz:

    Bem visto “arqueofuturista”.

  25. Stran diz:

    [Desculpem o tom mais violento]

    Wildfaun,

    Eu acho que a maior parte dos nacionalistas andam num mundo aparte ou aluados. Tentam comparar coisas incomparáveis.

    “porque um regime que se diz livre e democrático não pode prender pessoas por crimes de pensamento” Existem princípios por detrás de algumas proibições. O ódio racial é proibido como qualquer mensagem de ódio é proibido por incitam a integridade fisica contra um ser vivo, o que neste país é um CRIME!!!! ponham isso na cabeça. Vivem numa sociedade em que a ofensas à integridade física é um CRIME!!! Sabem o que é crime, não sabem? Por isso deixei de comparar o incomparável! “Morte aos pretos”, não é nem nunca será uma opinião politica! É um incentivo à violência. E existem REGRAS nesta sociedade. Podem não concordar, mas muito honestamente azar! Deixem de se comportar como Mariazinhas e convivam com as mais basicas regras desta sociedade.

    Confundir isto com liberdade de expressão é no minimo ESTÚPIDO, pois a Liberdade de Expressão está ligada à liberdade de proferir uma opinião DESDE que não desrespeite os outros direitos. NÃO é a liberdade de dizermos o que quisermos. SE TIVERMOS MATERIAL PEDÓFILO EM CASA, OU UMA ASSOCIAÇÃO QUE DEFENDA A PEDOFILIA (mesmo que não pratique) ESSAS PESSOAS SÃO CRIMINOSAS. ISSO NÃO É LIBERDADE DE EXPRESÃO!!!! Percebem agora que incentivar a violência racial é um CRIME!!! (ou é necessário fazer um desenho)

    “Segundo porque houve pessoas que foram detidas que nada têm a ver com a imagem do skinhead violento” Não me parece Mario Machado tenha uma imagem de Madre Teresa de Calcutá!!!

    Terceiro, leio todos os dias nos jornais homicidas, pedófilos e outros criminosos a sairem com “termo de identidade e residência” e vejo uma pessoa a ficar detida por “discriminação racial” A única pessoa que ficou em Prisão preventiva é uma pessoa que já cometeu um crime (horroroso e cobarde) anteriormente. Não foi a primeira vez que foi acusado.

  26. Vera diz:

    Não percebi bem o objectivo dessa comparação à Madre Teresa de Calcutá…uma vez que nem defendi o MM.

  27. Stran diz:

    Não foste tu, foi o wildfun que disse que quem foi detido não tem a ver com a imagem do Skinhead violento, nesse contexto é que fiz a comparação. Basta olhar para o MM, ele é a cara chapada da imagem dum skinhead.

  28. piloto diz:

    Como tenho dito se pisou o risco que sofra as consequencias.

  29. piloto diz:

    Espero que apanhe a pena maxima mais os seus comparsas, fui expulso do FORUM NACIONAL por causa deste arruaceiro afinal é tudo a mesma m****, tanto faz ser dum lado como do outro, mas uma coisa é certa Ñ APOIO ARRUACEIROS.

  30. Vera diz:

    Piloto, só agora é que descobriste? 😛 Ainda bem que nunca lá pus os pés. Só poupo irritações.

  31. wildfaun diz:

    Stran eu de certa forma concordo consigo. Suponhamos que um indivíduo faz um discurso inflamado, a apelar explicitamente à violência física contra X. E suponhamos que quem o está a ouvir segue os preceitos à risca e alguém é ferido ou morre. Esse indivíduo é responsável? Indirectamente é e deve ser responsabilizado por isso, estamos de acordo.

    Agora, o problema, é que se usam essas leis anti ódio e discriminação racial, não só para precaver esses casos, mas também para silenciar pessoas que tenham uma postura anti multiculturalista e anti imigração. E isso sim, já é uma opinião política. Criminalizar essas opiniões é pura perseguição política e não há volta a dar-lhe. É a nova inquisição em todo o seu esplendor.

    Vá ler o site da Causa Identitária, e vá-me dizer onde é que vê lá apelos a limpezas étnicas. Não vê pois não? Então diga-me se apreender o material daquela associação não é pura perseguição política.

    Se o multiculturalismo é uma coisa tão lógica e tão natural porque é que nas últimas décadas os governos e a imprensa se esforçam tanto por o enfiar pela boca do português abaixo?
    Os exemplos são tantos, dou-lhe só um. Se eu tiver uma casa para alugar e se algum preto ou cigano estiver interessado nela, e se eu recusar alugá-la sem razão aparente, posso ser acusado de discriminação racial. Ora a casa é minha, o governo não tem nada que meter o bedelho!
    No passado, devido talvez ao meu vestuário pouco convencional, já senti que pessoas não quiseram alugar-me casas com medo que eu fosse problemático. Por muito que achasse que isso não fazia sentido, sempre senti que aquela pessoa estava no seu direito.

    Estas leis são muito bonitas na aparência e na teoria, na prática servem para fazer perseguição política e para enfiar o multiculturalismo pela garganta do povo abaixo.

  32. Stran diz:

    Wildfaun, agora é a minha vez de retribuir. Eu concordo que não deve de existir discriminação se uma pessoa defender a diminuição da imigração (de toda sem existir discriminação). Embora não concorde é uma mera opinião politica e o combate deve ser feito nesse plano: o politico. Não conheço a Causa Identitária por dentro e por isso não posso afirmar o que não sei. No entanto o problema da Causa Identitária e de pessoas ligadas ao nacionalismo é que se juntam a movimentos racistas e criminosos, não negando nem repudiando o seu apoio.

    A imagem está criada e é suportada por muitos elementos que estão nos movimentos “nacionalistas”. Por exemplo, depois da reacção do PNR é impossível, nem é coerente, negar que não só recebem o apoio da Frente Nacional, como os apoiam também, pelo que todo os discurso vindo do líder do PNR a desmentir esse facto é no mínimo mentiroso. O PNR tinha neste momento o teste para se desmarcar dessas ideias (FN e MM) mas decidiu novamente solidarizar-se com uma pessoa que é tudo o que as pessoas criticam ao movimentos nacionalistas: xenófobo, racista, violento e anti-democrata. O mesmo acontece com o movimento Causa Identitária, enquanto se movimentar no mesmo meio que o PNR ou Frente Nacional, será apenas mais um igual a esses e é impossível separar o trigo do joio. É por isso que a ida ao Movimento Causa Identitária não é pura perseguição política, mas sim uma acção policial normal. Se não forem culpados então não existe motivos para recear nada pois vivemos numa sociedade livre e de direito.

    Quanto à ultima parte não concordo. A discriminação é e deve continuar a ser um crime. Embora continue a existir, é um reflexo do medo irracional e da intolerância que as pessoas ainda têm.

    Ou seja não concordo que um pessoa seja rejeitada por ser de uma determinada raça ou por vestir de uma determinada maneira. Nem concordo que se permita criar uma lei que o faça. O que deverá acontecer é que a justiça seja mais rápida a actuar para o caso de o senhorio ter problemas com um inquilino.

    “os governos e a imprensa se esforçam tanto por o enfiar pela boca do português abaixo?” Pessoalmente não acho que isto exista.

  33. Refira-se que o material da Causa Identitária foi arrestado na habitação de uma pessoa detida, entre tantas outras, no dia 18. Como tal, a associação Causa Identitária não foi visada nessa acção policial.

    Acresce diszer que a CI nada tem a ver com o PNR ou com qualquer outra organização. A CI tem a sua própria agenda e o seu rumo traçado pela comissão executiva que dirige a associação.

  34. Vera diz:

    Stran, já te tinha explicado isso da CI. Não sei porque insistes no erro…é mais fácil “argumentar” com aquilo que gostariamos que fosse a verdade? Mas qd não é verdade, não é válido.

  35. Vera diz:

    Ahahaha porque é que não discriminalizamos o racismo, para ver se ele diminui???? (isto faz-me lembrar algo…:x)

  36. piloto diz:

    Deixa estar Vera eles ñ sabem o que é ser nacionalista.

  37. Stran diz:

    Então gostava que alguém me explicasse o que é ser nacionalista?

  38. Vera diz:

    Já te expliquei uma vez. Não sou papagaio, bah…

  39. Stran diz:

    Quando? (põe o link para eu rever SFF)

  40. Vera diz:

    No blog do ML!

  41. Ricardo diz:

    São todos uns iguenorantes..Força Mário Machado Força Vasco Leitão e Força ao resto da PHS.PORTUGAL AOS PORTUGUESES

  42. PR diz:

    esses “bandos de anormais” nao sao assim tao poucos, por isso faz todo o sentido ter falado nisso stran!

  43. Stran diz:

    Obrigado.

    Sobre o movimento nacionalista já tinha escrito e a minha opinião é muito clara. As ultimas noticias só provam que o movimento é criminoso e quem o apoia ou o é ou não puxa muito pela cabeça…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: