Honra aos caídos no combate pela Liberdade!

01_cemiterio_usa_normandia.jpg

Celebra-se hoje o 53º aniversário da invasão da Normandia, que marcou o início da libertação da Europa do jugo nazi. Honra aos caídos no combate pela Liberdade!

(…)

“Les sanglots longs/Des violons/De l’automne

Blessent mon coeur/D’une langueur/Monotone.

(…)

Paul VERLAINE (1844-1896)

Blessent mon coeur/D’une langueur/Monotone – Verso de um poema de Paul Verlaine, transmitido via rádio, para a rede “Ventríloquo”, da Resistência Francesa, ao fim do dia 5 de Junho de 1994, dando a indicação que o ataque à Normandia tinha começado. A BBC, às 21h00 do mesmo dia 5 de Junho, transmite outras duas senhas, também indicativas que a “Operação Overlord” tinha começado: “As cenouras estão cozidas” e “Os dados estão lançados”.

Cerca de 150 mil soldados dos EUA, Inglaterra, Canadá, Polónia, França, Checoslováquia e outros países aliados avançam, na madrugada do dia 6 de Junho de 1944, numa frota de 900 navios, em direcção a cinco praias da Normandia, com os nomes de código: “Sword”, “Juno”, “Gold”, “Omaha” e “Utah”.

No Sul de Inglaterra, 163 bases aéreas com um total de 11.000 aviões de combate garantiam o apoio aéreo à operação. Nos hospitais da mesma região, 124.000 camas estavam prontas, para receber os feridos.

Baixas no primeiro dia da invasão:

Sword Beach:

Força atacante: 1º Corpo do Exército Britânico, constituído pela 3ª Brigada de Infantaria e pela 27ª Brigada Blindada, num total de 28.845 soldados. Baixas ao fim do primeiro dia: 630 (feridos e mortos);

Juno Beach:

Força atacante: Exército Canadiano: 3ª Divisão de Infantaria e 2ª Brigada Blindada, num total de 15 mil soldados. Baixas ao fim do primeiro dia: 1.079 (feridos e mortos);

Gold Beach:

Força atacante: 2º Corpo do Exército Britânico, constituído pela 50ª Divisão de Infantaria e pela 8ª Brigada Blindada, num total de 24.970 soldados. Baixas ao fim do primeiro dia: 400 (mortos e feridos);

Utah Beach:

Força atacante: Exército Norte-Americano, 4ª Divisão de Infantaria, num total de 32.000 soldados. Baixas ao fim do primeiro dia: 700 (mortos e feridos);

Omaha Beach:

Força atacante: Exército Norte-Americano, 29ª divisão de Infantaria , 1ª Divisão de Infantaria e 8 Companhias de Rangers, num total de 43.250 soldados. Baixas ao fim do primeiro dia: 3.336 (mortos e feridos)

Total de baixas no primeiro dia de combates: 6.145 (mortos e feridos)

E agora, carregue aqui, faça correr este ficheiro de mp3 e fique um minuto em silêncio, em honra deste homens, que deram a vida para que todos nós, hoje, sejamos livres!

2 Responses to Honra aos caídos no combate pela Liberdade!

  1. Vera diz:

    Será que ainda o vão continuar a chamar de nazi, depois disto? Hm..vai ser preciso imaginação!

  2. Camões diz:

    Ainda bem que existe uma Inglaterra, grande nação defensora dos valores Europeus.
    Recentemente estive em Londres e fiquei francamente impressionado com o elevadíssimo número de muçulmanos e o seugrande poder económica na mais nobre das grandes potências Europeias. Fiquei instalado em Chelsea e da janela do Hotel via mais Muçulmanos nas ruas que pretos num centro comercial na Amadora. É inadmissivél!!!
    E já agora leiam os livros de História, vejam o comportamento dos povos Francês e Sérvio durante a última grande guerra na Europa e tomem consciência de que hoje, há Europeus que querem usurpar parte da pátria Sérvia para oferece-la a Muçulmanos.
    Que Europa é esta? Se isto continua assim teria mais orgulho em ter nascido no Novo Continente, no Rio sff com um apartamento com vista para Copacabana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: