Descubra as diferenças

Portugal Diário:

O Tribunal de Santa Maria da Feira decretou esta quinta-feira prisão preventiva para três homens e uma mulher que a Polícia Judiciária (PJ) deteve por suspeita de rapto de uma menor de 11 anos, disse à agência Lusa fonte judicial.”

Diário de Notícias:

O casamento “forçado” entre ciganos “é muito difícil de detectar”, diz Carla Fernandes, uma socióloga que trabalhou, durante vários anos, com famílias daquela etnia no programa de apoio social e educativo “Novas Sendas” , dinamizado pela Cáritas Diocesana de Aveiro (…) Apesar das dúvidas, Carla Fernandes considera, como “extremo” o caso de Santa Maria da Feira, em que uma menina de 11 anos foi raptada dos pais adoptivos pelo pretenso noivo e familiares deste e depois obrigada a casar-se em Montemor-o-Velho, tendo sido submetida ao teste da virgindade, um ritual cigano em que a noiva é colocada sobre um lençol e uma matriarca rasga-lhe o hímen.”

Nota: A primeira notícia foi reproduzida praticamente por toda a Comunicação Social. Nunca, em momento algum, se identifica a comunidade a que pertence a criança. Na segunda notícia, conta-se a verdade. Interessante, o último parágrafo, sobre as 58 famílias da comunidade cigana de Aveiro: “A taxa de analfabetismo rondava os 36% e 85% das crianças em idade escolar frequentam o ensino, mas o abandono é precoce, entre os 10 e 15 anos. O rendimento social de inserção era a principal fonte de receitas para 34 famílias.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: