Honra aos caídos no combate pela Liberdade!

01_cemiterio_usa_normandia.jpg

Celebra-se hoje o 53º aniversário da invasão da Normandia, que marcou o início da libertação da Europa do jugo nazi. Honra aos caídos no combate pela Liberdade!

(…)

“Les sanglots longs/Des violons/De l’automne

Blessent mon coeur/D’une langueur/Monotone.

(…)

Paul VERLAINE (1844-1896)

Blessent mon coeur/D’une langueur/Monotone – Verso de um poema de Paul Verlaine, transmitido via rádio, para a rede “Ventríloquo”, da Resistência Francesa, ao fim do dia 5 de Junho de 1994, dando a indicação que o ataque à Normandia tinha começado. A BBC, às 21h00 do mesmo dia 5 de Junho, transmite outras duas senhas, também indicativas que a “Operação Overlord” tinha começado: “As cenouras estão cozidas” e “Os dados estão lançados”.

Cerca de 150 mil soldados dos EUA, Inglaterra, Canadá, Polónia, França, Checoslováquia e outros países aliados avançam, na madrugada do dia 6 de Junho de 1944, numa frota de 900 navios, em direcção a cinco praias da Normandia, com os nomes de código: “Sword”, “Juno”, “Gold”, “Omaha” e “Utah”.

No Sul de Inglaterra, 163 bases aéreas com um total de 11.000 aviões de combate garantiam o apoio aéreo à operação. Nos hospitais da mesma região, 124.000 camas estavam prontas, para receber os feridos.

Baixas no primeiro dia da invasão:

Sword Beach:

Força atacante: 1º Corpo do Exército Britânico, constituído pela 3ª Brigada de Infantaria e pela 27ª Brigada Blindada, num total de 28.845 soldados. Baixas ao fim do primeiro dia: 630 (feridos e mortos);

Juno Beach:

Força atacante: Exército Canadiano: 3ª Divisão de Infantaria e 2ª Brigada Blindada, num total de 15 mil soldados. Baixas ao fim do primeiro dia: 1.079 (feridos e mortos);

Gold Beach:

Força atacante: 2º Corpo do Exército Britânico, constituído pela 50ª Divisão de Infantaria e pela 8ª Brigada Blindada, num total de 24.970 soldados. Baixas ao fim do primeiro dia: 400 (mortos e feridos);

Utah Beach:

Força atacante: Exército Norte-Americano, 4ª Divisão de Infantaria, num total de 32.000 soldados. Baixas ao fim do primeiro dia: 700 (mortos e feridos);

Omaha Beach:

Força atacante: Exército Norte-Americano, 29ª divisão de Infantaria , 1ª Divisão de Infantaria e 8 Companhias de Rangers, num total de 43.250 soldados. Baixas ao fim do primeiro dia: 3.336 (mortos e feridos)

Total de baixas no primeiro dia de combates: 6.145 (mortos e feridos)

E agora, carregue aqui, faça correr este ficheiro de mp3 e fique um minuto em silêncio, em honra deste homens, que deram a vida para que todos nós, hoje, sejamos livres!

2 Responses to Honra aos caídos no combate pela Liberdade!

  1. Vera diz:

    Será que ainda o vão continuar a chamar de nazi, depois disto? Hm..vai ser preciso imaginação!

  2. Camões diz:

    Ainda bem que existe uma Inglaterra, grande nação defensora dos valores Europeus.
    Recentemente estive em Londres e fiquei francamente impressionado com o elevadíssimo número de muçulmanos e o seugrande poder económica na mais nobre das grandes potências Europeias. Fiquei instalado em Chelsea e da janela do Hotel via mais Muçulmanos nas ruas que pretos num centro comercial na Amadora. É inadmissivél!!!
    E já agora leiam os livros de História, vejam o comportamento dos povos Francês e Sérvio durante a última grande guerra na Europa e tomem consciência de que hoje, há Europeus que querem usurpar parte da pátria Sérvia para oferece-la a Muçulmanos.
    Que Europa é esta? Se isto continua assim teria mais orgulho em ter nascido no Novo Continente, no Rio sff com um apartamento com vista para Copacabana

Deixe um comentário